Notícias

Lagoa Vermelha sedia 3º Simpósio da Carne Devon


O evento faz parte da grade de programação da Festa Nacional do Churrasco e do Rodeio Crioulo Internacional

A sede social do CTG Alexandre Pato de Lagoa Vermelha foi palco de um importante evento da pecuária gaúcha: o 3º Seminário Serrano sobre Pecuária de Corte dos Campos de Cima da Serra e 3º Simpósio da Carne Devon, realizado na manhã desta quarta-feira, 25 de janeiro. O evento faz parte da grade de programação da Festa Nacional do Churrasco e do Rodeio Crioulo Internacional.
Um dos principais objetivos do simpósio é compreender o diferencial de qualidade da carne Devon e o cenário futuro da raça na perspectiva da pecuária nacional.
Esta edição contou com duas palestras técnicas: a agropecuarista Simone Bianchini, de Santa Catarina, falou sobre o “Programa de Certificação da Carne Devon” e suas particularidades – como participar, andamento do projeto, etc.; E o médico veterinário e diretor técnico da ABCD Lucas Hax palestrou sobre “O papel da raça Devon na produção nacional de carnes com qualidade”.
O evento também prestou uma homenagem póstuma ao fundador e primeiro presidente do Núcleo de Criadores de Devon dos Campos de Cima da Serra, João Horácio Barreto da Costa, que faleceu no ano passado.
Participaram Gilson Hoffmann, presidente administrativo da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), vice-presidente da Febrac e da Associação Brasileira de Criadores de Gado Devon, Elizabete Cirne Lima, diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, representante da FAMV IDEAU de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, patroa do CTG Alexandre Pato Marilia Dornelles, prefeito municipal Gustavo Bonotto, demais autoridades, lideranças e pecuaristas de Lagoa Vermelha e região.
Um tradicional almoço com cortes nobres da raça Devon encerrou as atividades.