Culinária

Receita de Tatu na Panela


Ingredientes: (6 porções)
1 pedaço de tatu (lagarto)
1 xícara de cebola picada
1 xícara de cerveja
200g copa ou salamito
sal
pimenta

Modo de Preparo:
Colocar o tatu de véspera num tempero de cebolas cortadas, cerveja, pimenta e sal. Não furar a carne para não sair o suco, pois o tatu pode ficar muito seco depois.
Numa panela de ferro bem quente, dourar as cebolas e colocar o tatu para fritar bem, de todos os lados, colocando um pouco de água, se necessário, para que a carne não queime. Acrescentar a copa ou salamito em fatias fininhas para fritar rapidamente, e em seguida o tempero em que o tatu ficou de molho na véspera, completando com um pouco de água. Tampar panela e deixar cozinhar. De dez em dez minutos dar uma mexida para virar a carne e revolver o molho. É importante não deixar a carne grudar no fundo da panela. Quando a carne estiver no ponto ideal e o molho reduzido, retire da panela e corte em fatias.

I – O tatu é a forma de chamar a parte do boi denominada lagarto em outros lugares.
II – Este prato tem na massa um acompanhamento ideal. Pode-se fazer render o molho com um pouco de água, engrossando com uma colher de farinha de trigo, utilizando-o para cobrir a massa.
III – O tatu geralmente é vendido em pedaços inteiros. Não custa lembrar que o tatu pequeno é de boi mais jovem, muito mais macio.
IV – Quando o tatu estiver duro, prolongue o cozimento, tendo o cuidado de acrescentar água para não secar o molho.